Banco do Nordeste orienta sobre elaboração de projetos rurais em territórios da Paraíba
Workshop com projetistas da Zona da Mata Norte, Borborema e Sertão
detalha etapas da instrução de projetos para solicitação de crédito
Aquisição de equipamentos, investimentos em tecnologias ou compra de insumos são exemplos de itens que demandam a busca por crédito. Na Paraíba, o Banco do Nordeste iniciou uma capacitação com projetistas para qualificar as propostas de crédito e viabilizar os investimentos no setor rural. O I Workshop de Formação de Projetistas Rurais 2022 ocorreu nesta sexta-feira, 20, com 17 profissionais que atuam na Zona da Mata Norte. A mesma capacitação deve ocorrer nos territórios da Borborema e do Sertão, ainda no primeiro semestre do ano.
A capacitação possui um momento teórico e outro prático, em que os participantes conhecem a documentação necessária para solicitação de crédito e simulam um financiamento. Itens, como o valor do bem a ser adquirido, as garantias e as receitas da propriedade rural, são indicados na análise da capacidade de pagamento do produtor e para o cálculo final do crédito a ser disponibilizado.
Em Mamanguape, os instrutores do curso foram os gerentes de relacionamento do Banco do Nordeste, Sidney Grangeiro e Thiago Leite. O encontro ocorreu em parceria com a Prefeitura Municipal e reuniu estudantes do curso de Ciências Agrárias e técnicos que trabalham nas secretarias de Agricultura dos municípios da Zona da Mata Norte.
“O Workshop tem essa finalidade de fomentar profissionais para a elaboração de projetos no setor rural, para que o crédito venha a ser um instrumento de qualificação da atividade exercida. O recurso disponibilizado com a proposta de crédito cumpre com o papel de impulsionar economicamente o território por meio desses agentes produtivos”, destaca o gerente de Negócios do Banco do Nordeste, Daniel Diniz.